quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Crônica natalina


Você também pensou que todo mundo fosse filho de Papai Noel?
Uma mentirinha que há muito tempo tenta sufocar uma grande Verdade.

Chegamos próximo ao Natal e muitos correm às lojas em busca de árvores, enfeites, luzes coloridas, presépios, panetones, perus, chocolate etc. E isso, desde que eu era criança e que li a história do nascimento do Salvador do mundo, me causa ainda hoje uma espécie de dúvida quando a capacidade intelectual das pessoas do mundo:

- Quem é o filho da virgem Maria? Jesus ou Papai Noel? 
- Quem é o Messias, o Emanuel, o Deus Conosco? Jesus ou Papai Noel?
- Quem é descendente (ou da linhagem) de Davi?
- Quem é o Filho de Deus? 
- Quem é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo?

Sei que vocês, meus poucos leitores, responderão JESUS. Mas muitas pessoas mundo afora nutrem uma espécie de idolatria cega pelo Papai Noel que assume o status de "bezerro de ouro" dos tempos modernos. 

Não quero questionar ou fazer uma digressão sobre a origem do Papai Noel. Penso que muitos estão caminhando para o lado contrário da Verdade, que é trazer a memória que "Um menino nasceu e seu nome será Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz" e não Papai Noel.

É lamentável isso. Sei que está é apenas uma ínfima expressão de um coração que "se encheu" dessa lenga-lenga de época natalina. Porém, diferente de muitos, deixo registrada essa insatisfação, para que algum provável leitor reflita comigo: "Para onde essa ilusão nos levará? À miragem de um oásis no meio do deserto?"


Pois é, parece que na Bíblia de muita gente, está escrito assim:


"E tendo nascido PAPAI NOEL na Lapônia ou no Polo Norte, no tempo do rei COELHINHO DA PÁSCOA, eis que umas RENAS vieram do oriente à América, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos cristãos modernos? Porque vimos a sua Coca-cola no oriente, e viemos adorá-lo."


ao invés de


"E tendo nascido JESUS em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo." Mateus 2.1-2

Deus tenha misericórdia de todos nós e faça resplandecer sobre nós o Seu rosto.

Kleber Brito

3 comentários:

  1. Kléber,se todo vivente entendesse o real sentido do natal,não o natal da neve,da troca de presentes,pessoas pensando qual roupa mais bonita vai sair desfilando ou o sapato mais moderno ,alto ,chic para mostrar ao outro(a) que pode e que exibe modismo.
    Quiça ,um dia a humanidade abra cedo os olhos para introjetar o verdadeiro natal que é o nascimento daquele que nasceu numa estribaria,cresceu,sofreu tanto por nossos pecados e morreu na cruz para nos salvar.
    Um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  2. A retórica está excelente (como sempre), ótimo texto... Mas NÂO, espero que ele NÂO tenha misericórdia. Melhor destruir tudo "como da outra vez" e deixar somente as planatas. Caso contrário - se ele deixar pelo menos os peixes, eles evoluirão e - o papai Noel dominará tudo novamente, impiedosamente...

    ResponderExcluir
  3. O bom e "velho" The McX consegue com um parágrafo dizer o que muitos tentam fazer em um artigo de 70 páginas.
    Vlw The McX.

    ResponderExcluir