segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Gênero Textual: História em Quadrinhos

 FICHA DE TRABALHO DOCENTE

Área do conhecimento:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Tema a ser trabalhado:

História em Quadrinhos

Objetivos:

·  Ler e compreender uma história em quadrinhos.
·  Compreender a sequência narrativa pelo contexto do texto.
·  Entender o que é uma HQ e perceber suas características.
·  Conceituar e identificar Frase.
·  Reconhecer no texto: Frase, oração, período.
·  Entender os tipos de balões e as sequências de diálogos.
·  Ampliar os saberes que os alunos já possuem sobre a temática.
·  Estimular a criatividade e produzir uma HQ com linguagem verbal e visual.

Disciplina(s) envolvida(s):  (  ) Literatura   (X) Gramática   (X) Produção de Texto


Conceitos que devem ser introduzidos:

Sequência Narrativa, Discurso Direto, Linguagem Verbal e Linguagem Não Verbal, Balões de Expressão, Linguagem Conotativa (sentido figurado).

Conceitos que devem ser recuperados:

História em Quadrinhos, Frases, orações, períodos, Ortografia, Pontuação, Lendas.

Fundamentação teórico-metodológica, com referências de apoio:

Os textos abordados serão analisados como resultado final de um processo que conta com a participação de diferentes agentes: o autor, o público, o contexto e os meios de circulação.


Referências Bibliográficas

BOSI, Alfredo (Org.). Cultura Brasileira: temas e situações. São Paulo: Ática, 1987.

CIRNE, Moacy. A explosão criativa dos quadrinhos. Petrópolis: Vozes, 1970.

EGUTI, Claricia Akemi. A Representatividade da oralidade nas Histórias em Quadrinhos. 2011 (Dissertação Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. USP, São Paulo, 2001.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: contexto, 2006.


Eixo(s) cognitivo(s) priorizado(s):

(X) Dominar linguagens
(X) Compreender fenômenos
(X) Enfrentar situações-problema
(  ) Construir argumentação
(  ) Elaborar propostas


Competências e habilidades que devem ser desenvolvidas:

H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

H12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.

H13 – Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

H14 – Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

H21 – Reconhecer, em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

H27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.


Áreas e disciplinas em articulação interdisciplinar:

Matemática e suas Tecnologias.

Matemática.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Outras disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Arte.


Conceitos e informações que serão trabalhados na articulação interdisciplinar:

Formas geométricas, ângulo, desenho à mão livre.


Estratégias a serem exploradas e recursos necessários a sua execução:

Estratégias

·  Atrair a atenção dos alunos com desenhos de personagens de histórias em quadrinhos mais populares no Brasil.
·  Provocar a curiosidade dos alunos para descobrirem a origem dos heróis das histórias em quadrinhos e para lerem revistas de HQs.
·  Levar para a sala de aula revistas de histórias em quadrinhos.
·  Pedir para que os alunos reorganizem uma história em quadrinhos que foi segmentada e recortada em tiras.
·  Identificar fatores chaves durante a releitura dos textos.

Recursos necessários:

·         Cópias dos textos.
·         Folhas de papel A4.
·         Revistas de Histórias em Quadrinhos.
·         Lápis hidrocor.
·         Lápis de cor.
·         Réguas.

Procedimentos de avaliação:

·  Observar o desempenho dos alunos na execução de atividades voltadas ao reconhecimento dos gêneros textuais em estudo e suas características.
·  Verificar se os alunos conseguem ler com dicção adequada e se compreendem o que leem.
·  Atentar para o interesse e desempenho dos alunos na resolução das atividades propostas.
·  Acompanhar os procedimentos aplicados pelos alunos na resolução das atividades propostas.

·  Verificar se os alunos conseguem se valer de conceitos trabalhados em sala de aula ou de outras disciplinas para interpretarem os textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário