segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema SUSTENTABILIDADE SOCIAL: O BEM ESTAR DA SOCIEDADE, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Texto 1
A sustentabilidade social é um dos mais importantes setores para a mudança nos panoramas da sociedade. O modo de vida pós-capitalista levou não apenas o homem, mas também o próprio espaço urbano a degradações. A desigualdade social, o uso excessivo dos recursos naturais por uma parte da população enquanto a outra cresce desmedidamente são fatores que são extremamente combatidos no âmbito da sustentabilidade social. Pode-se afirmar que a sociedade obedece a relações intrínsecas com os outros setores de base da sociedade (acesso a educação, desenvolvimento das técnicas industriais, econômicas e financeiras, além dos fatores de ordem político e ambiental) então um primeiro passo que deve ser tomado para a resolução dos agravantes sociais é justamente a responsabilidade social e a agregação a sustentabilidade desses setores. (...)
Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade-social/


Texto 2
(...)
Não existirão fórmulas exatas. O desenvolvimento sustentável deverá ter um modelo próprio para cada sociedade do planeta. Os países mais desenvolvidos, onde a igualdade social já é uma realidade, têm um foco muito maior na soluções para os problemas ambientais. Mas em países como o nosso ou na Índia, por exemplo, a inclusão social e a erradicação da pobreza ainda precisam ser tratadas como prioridades na agenda da sustentabilidade.
(...)
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/parceiros-do-planeta/o-brasil-e-a-sustentabilidade-social/



Texto 3





Disponível em: https://rodopiou.wordpress.com/2012/01/14/cherge-iphone-x-iphome/


INSTRUÇÕES 
·          O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
·          O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·          A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

·          Tiver até 7 linhas escritas, sendo considerada insuficiente.
·          Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
·          Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
·          Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário