quarta-feira, 24 de julho de 2013

LEITURA - CORDEL - A peleja da Carta com o E-mail, de Janduhi Dantas


Um gênero textual muito precioso para mim é o Cordel. E por isso considero importante estar levando o aluno a conhecer e a desenvolver gosto pela literatura popular nordestina. Dito isto, quero compartilhar com meus colegas professores de língua portuguesa este arquivo em PDF com um cordel muito interessante que trata de dois gêneros textuais sempre presentes nos livros didáticos: a carta e o e-mail.

São inicialmente "três coelhos com uma cajadada" apenas. Pode-se abordar a literatura de cordel em sala de aula, sua leitura, as características do gênero, a linguagem, e em seguida introduzir dois outros gêneros, suas respectivas características e culminar na produção de alguma carta ou e-mail cujo assunto gire em torno das impressões que o leitor teve sobre a literatura de cordel, por exemplo.

Enfim, baixe o arquivo, querido colega, e monte o cordel para seus alunos ou com eles. Se você tem 48 alunos numa turma de 1º ano médio como eu, basta imprimir a primeira página 24 vezes e as demais páginas 48 vezes (lembrando de imprimir "frente e verso"). Dobre as páginas igualmente e, usando um estilete ou guilhotina, corte-as bem ao meio. Você pode cortar com tesoura mesmo, mas vai demorar bastante. Claro que você pode pedir para aquele seu colega ou sua colega que trabalha na papelaria para cortar pra você.

Feito isso, é só juntar as páginas na sequência correta e grampear.

Boa aula e boa diversão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário