sábado, 20 de julho de 2013

ATIVIDADE - CANÇÃO: CHÃO DE ESTRELAS

ATIVIDADE

Leia o texto abaixo.

Chão de Estrelas - Silvio Caldas
Composição: Sílvio Caldas / Orestes Barbosa
Minha vida era um palco iluminado
Eu vivia vestido de dourado
Palhaço das perdidas ilusões
Cheio dos guizos falsos da alegria
Andei cantando a minha fantasia
Entre as palmas febris dos corações

Meu barracão no morro do Salgueiro
Tinha o cantar alegre de um viveiro
Foste a sonoridade que acabou
E hoje, quando do sol, a claridade
Forra o meu barracão, sinto saudade
Da mulher pomba-rola que voou


 
Nossas roupas comuns dependuradas
Na corda, qual bandeiras agitadas
Pareciam estranho festival!
Festa dos nossos trapos coloridos
A mostrar que nos morros mal vestidos
É sempre feriado nacional

A porta do barraco era sem trinco
Mas a lua, furando o nosso zinco
Salpicava de estrelas nosso chão
Tu pisavas os astros, distraída,
Sem saber que a ventura desta vida
É a cabrocha, o luar e o violão

 
 





















1. No início da canção, do 1º ao 6º verso, o eu lírico ilustra figurativamente como era sua vida. Procure interpretar cada verso que compõe este agrupamento inicial e explique o que você compreendeu.

2. A que o eu lírico compara sua moradia, na segunda estrofe da canção? 

3. Se você fosse dar um título a cada estrofe ou dividi-la em temas, que palavra ou expressão você atribuiria a cada uma delas?

4. Qual a relação entre roupas e bandeiras na 3ª estrofe? Por que o eu lírico usa essa figura de linguagem?

5. Na última estrofe, o eu lírico descreve sua relação com a natureza destacando uma situação problemática que vive. Explique.

6 comentários: