sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Prática Pedagógica e Mídias Digitais - relato de atividade do curso eproinfo



Não é de hoje que penso que o meu trabalho com linguagem precisa estar integrado às diversas mídias e às novas tecnologias. Sabemos que, como professores de língua portuguesa, devemos desenvolver atividades que tratem basicamente da leitura e da escrita, mas há diversas maneiras de dinamizar esse processo e torná-lo mais atrativo aos jovens estudantes. 

Pensando nisso, desenvolvemos, no ano de 2011, um projeto um pouco ousado que envolvia vasta pesquisa, entrevistas, viagem (mesmo que à curta distância) e produção de vídeo. E para isso, claro, tivemos que pedir a ajuda de pessoas que não faziam parte da escola, mas que, ao ver a ideia do projeto, abraçaram esta iniciativa. 

Inicialmente, escolhemos a turma do 2º ano médio A, manhã, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, por ser uma turma numerosa, depois formamos alguns grupos. Sugerimos alguns temas, mas os alunos tinham total liberdade de escolher a temática de seu trabalho. Em seguida, pensamos na melhor maneira de transformar essas ideias em material audiovisual e passamos à produção dos roteiros. 

Com os roteiros prontos, os grupos saíram a campo para realizar as pesquisas, fazer as entrevistas, registrando em vídeo cada um desses passos. Depois disso, começaram a produzir os textos para as narrativas e as reportagens. 

Com tudo pronto, faltava editar todo o material. Os alunos, nesse último passo, contaram com a ajuda do produtor audiovisual e amigo da escola Malcy Negreiros, que os ajudou tanto na gravação quanto na finalização do projeto. Alguns alunos, por já terem conhecimento na edição de vídeo, fizeram toda a edição. 

Escolhemos um dia para a apresentação dos projetos audiovisuais e fizemos uma sessão de vídeos. Após as apresentações, os alunos falaram sobre a elaboração e a produção dos vídeos, bem como sobre o que aprenderam com essas atividades. 

O resultado final encontra-se disponível nos endereços abaixo listados: 

1. Lendas de Boqueirão-PB - http://youtu.be/B4J4hKVWdLk

2. CAPS Boqueirão-PB - http://youtu.be/vgty4xZ3HKE

3. 50 anos da paróquia Nsa. Sra do Desterro - http://youtu.be/vgty4xZ3HKE

4. Boqueirão FM – 10 anos no ar - http://youtu.be/CoXzL_a3E0k

Nenhum comentário:

Postar um comentário