sábado, 7 de abril de 2012

AÇÃO DE GRAÇAS - Reconhecendo a mão de Deus abençoando este humilde professor


Antes de qualquer comentário, quero reproduzir o Salmo 113 das Sagradas Letras:

"(1) Aleluia! Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. 
(2) Bendito seja o nome do SENHOR, agora e para sempre. 
(3) Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do SENHOR.
(4) Excelso é o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus. 
(5) Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, 
(6) que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? 
(7) Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, 
(8) para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. 
(9) Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!".

Assim seja!
Aos meus quase 5 leitores, peço desculpas pela minha ausência neste espaço. É que eu estive enfrentando alguns gigantes e, Graças a Deus (motivo do Salmo), consegui obter êxito no levante que enfrentei.

Vida de professor é crônica, é incômoda, é irônica, é obtusa, é amarga, ... Blá blá blá... Mas tem seus momentos de êxtase.

Recentemente, colhi uma fruta dulcíssima desse pomar que cultivo há 15 anos. Sim. 15 trabalhosos anos em que leciono ( E minha história quase se confunde com a da Escola Estadual Conselheiro José Braz do Rêgo - depois conto isso.). 
Nesse tempo todo, trabalhei como professor contratado. Comecei a trabalhar, na escola supra, a convite da querida Lúcia de Fátima Ramos, conhecida por Lucinha de Fanta, que era diretora adjunta na época, em 1998. De lá pra cá, muitos governadores entraram (no) e saíram do poder. E todo início de mandato era aquela algazarra: uns com medo de perderem o contrato, perderem a remuneração, serem humilhados, e outros fazendo listas de quem sairia. Uma muvuca. Em todos esses anos, em meio a esse turbilhão de disse-me-disses, o Senhor Jesus Cristo me manteve calmo - não que eu não tenha ficado com medo também, pois fiquei - mas o Espírito do Senhor me acalmava e me dizia que ainda não era a minha hora.

Claro que tive oportunidades de prestar concurso público em pelo menos uma vez para ingressar no Estado, mas o mesmo Espírito me aquietou e permaneci naquela condição. E o "Espere!" de Deus chegou ao fim este ano. Graças sejam dadas a Ele por isso.

Ano passado, me inscrevi para o concurso público para professores do Estado da Paraíba e pela bondade e misericórdia de Deus fui aprovado. E fui testado também. O período probatório é de 3 anos, mas já no dia da posse passei 10 longas horas em uma imensa fila ( e os que me conhecem sabem o quanto eu gosto de fila). Fora isso, com o contrato encerrado, sem receber o salário desde janeiro, passamos por situações adversas aqui em casa. Contudo, Deus seja louvado mais uma vez, Ele abriu as comportas e abençoou minha mãe e minha sogra de modo que elas nos supriram em tudo.

Enfim, já comecei a trabalhar como professor efetivo. Que sabor diferente! Mas nem por isso vou esmorecer. Vejo a atitude dos colegas que são efetivos há mais tempo e ouço eles dizerem "Ah, agora que é efetivo é só relaxar." Não! Agora é que é hora de arregaçar as mangas e partir para a tarefa com duas vezes mais vontade.

Ainda não recebi o primeiro salário. Contudo já pus no coração que também separarei dessas primícias para devolver ao Senhor o que ele me tem dado. E não estou falando apenas em dinheiro, mas em louvor, em adoração, em atitude de reverência e reconhecimento de que "Sem ele, nada podemos fazer". Ele não quer, nem precisa de nosso dinheiro. Óbvio. Ele quer nossa gratidão, nossa atitude de gratidão.

E eu, já emocionado escrevendo esta postagem, quero agradecer também aos amigos, colegas de trabalho, diretores e diretoras com quem já trabalhei e principalmente aos meus amados e inesquecíveis alunos-amigos, que fizeram parte dessa trajetória de tropeços, de acertos, de lutas, de vitórias, de caras feias, de sorrisos, enfim "Até aqui (e apesar de tudo) nos ajudou o Senhor" - Grifo meu.

É isso, gente. Vocês 5. Obrigado por lerem e compartilharem de minhas ações de graças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário