sábado, 18 de janeiro de 2014

Projeto: Contos de Fadas e Intertextualidade - Parte V

Procedimentos Metodológicos

Aulas 11 e 12

Preparação:


De posse de todas as fichas utilizadas pelos alunos na coleta dos dados com os professores entrevistados, crie um documento no Microsoft Excel com as informações obtidas, para poder, a partir desses dados, criar os gráficos que mostram os resultados da pesquisa. 

  • Lembre-se que esta atividade pode ser feita em conjunto com os alunos na sala de aula (Mas isso fará com que seja necessário ampliar o número de aulas desse projeto). Certamente que muitos deles podem saber utilizar o Excel com maior habilidade, ou podem conhecer outro software com as mesmas funcionalidades. Além disso, os alunos se sentirão mais valorizados por fazerem parte do processo de produção.


Sugestão:

Exemplo 1
Clique na imagem para vê-la ampliada.

Exemplo 2



Nestas aulas, com todos os textos dos grupos revisados, digitados e copiados, organize as carteiras em círculo, distribua as cópias dos contos e faça uma roda de leitura com os alunos. 
  • Se os alunos tiverem o Tablet Educacional, compartilhe o arquivo (.doc ou .PDF) dos textos via Bluetooth ao invés de distribuir as cópias impressas.
  • Aproveite este momento para, também, verificar se não ficou nenhum problema nos textos que precise de correção.


Reserve os 15 minutos finais da última aula (se possível) para planejar com os alunos a produção de um e-book com os textos deles. Convide aqueles alunos(as) que adoram desenhar, para fazer o desenho da capa e as ilustrações dos contos.

Desenho do aluno Tiago Gomes, 1º ano B - 2013.

Como sugestão, organize todos os textos em um único arquivo do Microsoft Word:
  1. Insira a imagem da capa na primeira página (Se você ou algum aluno tiver domínio de algum software de edição de imagens, utilize-o para editar uma capa bem bonita).
  2. Coloque o nome dos envolvidos e suas funções.
  3. Faça uma boa apresentação do projeto.
  4. Insira o sumário.
  5. Organize os textos (com os nomes dos autores).
  6. Inclua algum texto seu, professor, com a mesma temática.
  7. Caso ache necessário, produza um capítulo com o relatório do projeto desenvolvido.
  8. Finalize, salvando como PDF (baixe o complemento da Microsoft para salvar como PDF, clicando aqui) e compartilhando com os alunos da turma e, se quiser, de toda a escola (você pode disponibilizar o e-book no grupo do Facebook de sua escola - se tiver um)

  • Caso queiram e encontrem algum apoio da direção da escola, organize um momento para o lançamento do e-book. Um bolo simples e alguns salgados, acompanhados daquela Coca-cola bem geladinha "cai bem demais". Este momento servirá para estreitar ainda mais o relacionamento com os alunos e também como prêmio para todos pelo sucesso do projeto.


E fim!


Em breve, faremos um tutorial detalhado sobre como preparar uma apresentação na sala de aula utilizando o Teatro de Sombras.

Apresentação do Teatro de Sombras

Um grande abraço e muito sucesso!

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