domingo, 15 de dezembro de 2013

Projeto: Contos de Fadas e Intertextualidade - Parte II

Procedimentos Metodológicos

Ilustração: Kleber Brito

Aulas 1 e 2

1. Imprimir cópias dos textos O Capuchinho Vermelho (Charles Perrault) e Capuchinho Vermelho (Irmãos Grimm), distribuí-las com os alunos e pedir para que leiam os textos.
(Caso queira, se os alunos tiverem o Tablet Educacional, o professor poderá compartilhar os textos via bluetooth).

2. Solicitar aos alunos que destaquem (oralmente) as principais diferenças entre as versões com relação a:

a. Descrição de Chapeuzinho.
b. Local em que mora a vovó.
c. Caminho que a menina percorreu.
d. Atitudes do Lobo.
e. Confronto entre o Lobo e a vovó e entre o Lobo e Chapeuzinho.
f. Desfecho das histórias.

Caso queira, o professor ainda poderá comparar:

I - A estrutura do texto.
II - Os diálogos.

3. Distribuir com os alunos a Atividade 1 para que transcrevam os trechos que apresentam as diferenças. (Lembrar os alunos de utilizarem as aspas ("...") na transcrição, seguido da indicação da página e da linha em que está o trecho: ex. (página 1, linha 8) ou (p.1, l.8).


ATIVIDADE 1: 
Diferenças entre as versões dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault

Releia os contos e observe atentamente cada um dos elementos constituintes da narrativa. Procure identificar diferenças entre as versões e anote-as na tabela abaixo. Siga o modelo.



Versão de Charles Perrault
Versão dos Irmãos Grimm
“Era uma vez uma jovem aldeã...” (página 1, linha 1)
“Era uma vez uma doce pequena...” (página1, linha 1)
“aqui tens um pedaço de bolo e uma garrafa de vinho para levares à tua avó” (página 1, linha 8)
“leva-lhe uma bôla e este potinho de manteiga” (página 1, linha 8)
































Próximo post: Procedimentos metodológicos - Aulas 3 e 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário