quarta-feira, 11 de julho de 2012

QUER QUE EU DESENHE? - CANÇÃO DO EXÍLIO

Na tentativa de "facilitar" a compreensão deste poema tão conhecido, bem como para atender às exigências do curso do e-proinfo com relação às atividades referentes a 2ª unidade, que tratam do que é e de como utilizar hipertextos, publico neste espaço este texto. Nesse sentido, clique nos hiperlinks, caso sinta alguma dificuldade de compreensão do poema.

OBS.: 
Levo em consideração que muitos alunos do ensino fundamental ou mesmo do ensino médio sentem grande dificuldade na compreensão de poemas, principalmente no que se refere ao vocabulário e na própria linguagem figurada.

Segue o texto:
______________________________________________________


Canção do exílio - Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como .

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu ;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu ;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

______________________________________________________

Há muitos outros textos que foram produzidos tomando por base este poema. Você pode consultar a lista e ler os textos clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário