Procedimentos Metodológicos
Ilustração: Kleber Brito |
Aulas 3 e 4
Aquecimento (para o professor):
- Pesquise sobre intertextualidade , Hipermídia, e Intermídia e faça um resumo, por escrito, para os alunos.
- Baixe os vídeos indicados neste post. Para os vídeos do Youtube, utilize o programa aTube Catcher ou outro de sua preferência. No caso dos blogs de séries, como o que indicamos abaixo, basta fazer o download nos links que estão indicados lá.
- Providencie notebook, projetor multimídia, caixa de som amplificada (ou a caixinha de som do seu PC, se tiver o volume alto) e cabo P2/P10 (Você pode comprar em uma loja de equipamentos de som. Basta dar esta referência. A conexão P2 vai no notebook, a P10 vai na caixa de som).
Vamos aos procedimentos.
1. Inicie a aula retomando o enredo dos contos lidos. Destaque a personagem principal nas versões e pergunte aos alunos sobre o "capucho" vermelho. Discuta com eles sobre: Se a "Capuchinho" fosse uma menina desta época ou da geração deles (os alunos), que acessórios modernos ela estaria usando sobre a cabeça ao invés do "capucho"? Vá anotando no quadro as sugestões e peça depois para que os alunos tomem nota.
- Este é o momento para apresentar a eles o resumo sobre intertextualidade e intermídia que você produziu. Faça referência às sugestões dadas pelos alunos, mostre que "Capuchinho Vermelho" poderia ser adaptada para "Bonezinho Vermelho", dentre outros. No caso da intermídia, mostre que um filme ou desenho pode fazer referência a um romance, personagem de conto, poema, música etc.
- Se motivá-los a criar oralmente um breve enredo de uma história adaptada, com o título "Bonezinho Vermelho", "Tiarinha Vermelha", por exemplo, a aula passará tão rápida que você nem perceberá. Mas lembre-se, peça para que os alunos anotem as ideias que forem tendo, pois mais adiante eles precisarão (e muito) dessas ideias para a produção textual.
2. Passe o primeiro episódio da série Grimm. (Baixe-o aqui)
- Caso a aula tenha se estendido muito e falte pouco tempo, deixe para apresentar o vídeo nas próximas aulas.
- Terminado o episódio, promova um bate-papo. Pergunte quais as impressões que os alunos tiveram. Faça anotações (professor) e, de posse delas, sugira algum ponto relevante para a discussão. Deixe os alunos comentarem o que acharam.
3. Distribua a Atividade 2 e peça para os alunos responderem (se necessário, reapresente a situação inicial do episódio.
1. Descreva, em, no máximo, três parágrafos, a situação inicial do episódio.
2. Pesquise e responda: Que relação há entre a história que serviu de base para o episódio 1 da série Grimm e a canção “Sweet Dreams”, ouvida pela personagem Sylvie Oster no momento em que ela corria e foi atacada? (Utilize a internet do celular para pesquisar a tradução da canção)
3. Leia a citação apresentada no início do episódio: (Esta questão pode ser feita com a orientação do(a) professor(a) de inglês.
“The Wolf thought to himself, what a tender young creature. What a nice plump mouthful…” The Brothers Grimm, 1812.
a. Qual a tradução desta citação?
b. A quem se refere a expressão “tender young creature”?
c. Pesquise e escreva o nome da obra (em inglês) de onde foi transcrita esta citação.
4. O que acontece com o protagonista da história logo no início do episódio e o que isso desencadeará em sua vida?
5. Que outro fato também contribui para a quebra da situação inicial da história?
6. Diante de tantos fatos complicadores da situação inicial, qual a postura adotada pelo protagonista?
7. Como o herói da série é apresentado ao espectador? Destaque algumas características físicas e, caso possa identificar, algumas características psicológicas dele.
8. Que revelações são feitas pela tia/mãe do protagonista e o que isso provoca no estado emocional/psicológico dele?
Atividade 2 - GRIMM,
1ª Temporada, Episódio 1 – Pilot
1. Descreva, em, no máximo, três parágrafos, a situação inicial do episódio.
2. Pesquise e responda: Que relação há entre a história que serviu de base para o episódio 1 da série Grimm e a canção “Sweet Dreams”, ouvida pela personagem Sylvie Oster no momento em que ela corria e foi atacada? (Utilize a internet do celular para pesquisar a tradução da canção)
3. Leia a citação apresentada no início do episódio: (Esta questão pode ser feita com a orientação do(a) professor(a) de inglês.
“The Wolf thought to himself, what a tender young creature. What a nice plump mouthful…” The Brothers Grimm, 1812.
a. Qual a tradução desta citação?
b. A quem se refere a expressão “tender young creature”?
c. Pesquise e escreva o nome da obra (em inglês) de onde foi transcrita esta citação.
4. O que acontece com o protagonista da história logo no início do episódio e o que isso desencadeará em sua vida?
5. Que outro fato também contribui para a quebra da situação inicial da história?
6. Diante de tantos fatos complicadores da situação inicial, qual a postura adotada pelo protagonista?
7. Como o herói da série é apresentado ao espectador? Destaque algumas características físicas e, caso possa identificar, algumas características psicológicas dele.
8. Que revelações são feitas pela tia/mãe do protagonista e o que isso provoca no estado emocional/psicológico dele?
OBSERVAÇÕES:
- Lembre-se de destacar os elementos da narrativa (narrador, personagens, tempo, etc.) sempre que achar conveniente.
- Se achar necessário, o professor pode apresentar também os vídeos abaixo e promover uma discussão sobre as referências intermidiáticas. Com relação ao filme "Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho", o professor poderá selecionar algumas cenas, para não tomar muito tempo da aula.
Desenho da Disney
Pica Pau em: Chapeuzinho Vermelho de araque.
Filme: Deu a Louca na Chapeuzinho
No próximo post, traremos a quarta parte com a proposta de uma pesquisa (peita pelos alunos) na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário