Ilustração: Kleber Brito |
Aulas 5 e 6
Diante de todas as informações que já foram compartilhadas com os alunos nas aulas anteriores, o professor pode iniciar estas aulas fazendo um breve resumo (oralmente) sobre os contos de fadas e a influência deste gênero sobre outras mídias, para, logo em seguida, questionar qual a versão mais conhecida: Grimm ou Perrault? Livro ou Desenho Animado? Filme? Assim, ao perguntar aos alunos "Qual a versão deste conto de fadas que vocês acreditam ser a mais conhecida?", surgirão respostas imediatas, mas que não terão (presume-se) nenhuma base real conhecida pelos alunos. Desse modo, o professor precisa propor aos alunos que façam uma pesquisa com professores e/ou funcionários da escola, especificando um turno, "Manhã", por exemplo, para que o trabalho não seja muito extenso e cansativo, para saber qual a versão da história da Chapeuzinho Vermelho é a mais conhecida, dentre outros dados.
Na sala de aula, o professor deve elaborar, em conjunto com os alunos, algumas perguntas que queiram fazer aos entrevistados. Deve traçar detalhadamente o processo desde o contato inicial dos alunos com os entrevistados, a entrevista e a coleta de dados.
É importante que o professor oriente os alunos em como fazer a abordagem, o que deve ser explicado sobre esse trabalho, como se expressar oralmente diante de um interlocutor que, supostamente, tem domínio da norma padrão da língua portuguesa, como falar com coerência e clareza de ideias, e como registrar as respostas dadas pelos entrevistados (utilizar gravador de voz do aparelho celular ou filmar a entrevista? - com a devida permissão do entrevistado, caso ele não permita anotar a lápis).
Com relação às questões e aos tópicos mais relevantes sobre os quais os alunos tiverem dúvidas, é bom o professor anotar no quadro e pedir que todos alunos também o façam. Dê espaço para que os alunos façam intervenções e, se quiserem, revejam a possibilidade de alterar as questões propostas para a entrevista.
Dadas todas as instruções, os alunos, reunidos em grupos de até 5 componentes, deverão ir a campo para realizar as entrevistas. O professor precisa listar os professores e/ou funcionários que serão entrevistados e definir antecipadamente quais grupos entrevistarão quais professores.
Dadas todas as instruções, os alunos, reunidos em grupos de até 5 componentes, deverão ir a campo para realizar as entrevistas. O professor precisa listar os professores e/ou funcionários que serão entrevistados e definir antecipadamente quais grupos entrevistarão quais professores.
De posse das questões anotadas, digite as questões e imprima cópias para os grupos, a serem distribuídas no próximo encontro.
Veja este exemplo que produzimos:
Nesta parte, peça ao professor(a) entrevistado(a) que faça um resumo da história da Chapeuzinho Vermelho. Preste muita atenção e, enquanto ele conta a história, marque um X para cada um dos elementos que fizerem parte da versão por ele(a) relatada.
- O professor pode pular toda esta etapa e já entregar as questões elaboradas, mas vai tirar, certamente, toda a graça de produzir as questões com os alunos em sala de aula e de ouvi-los durante as discussões que poderão surgir dessas atividades.
Veja este exemplo que produzimos:
PROFESSOR ENTREVISTADO
|
|
|||||
DISCIPLINA QUE LECIONA
|
|
|||||
PERÍODO EM QUE OUVIU A HISTÓRIA PELA PRIMEIRA VEZ
|
|
NA INFÂNCIA
|
||||
|
NA ADOLESCÊNCIA
|
|||||
|
JÁ ADULTO
|
|||||
A PARTIR DE QUE SUPORTE TEVE O PRIMEIRO CONTATO COM ESSA HISTÓRIA?
|
|
LIVRO
|
||||
|
DESENHO ANIMADO
|
|||||
|
FOLHA AVULSA
|
|||||
TEM CONHECIMENTO DE MAIS DE UMA VERSÃO DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO?
|
SIM
|
|
DUAS VERSÕES
|
|||
|
MAIS DE DUAS VERSÕES
|
|||||
|
HISTÓRIAS ADAPTADAS PARA O
CINEMA
|
|||||
NÃO
|
|
|||||
1. Na história contada pelo professor, Chapeuzinho é
descrita como:
|
Criança
|
|
Adolescente
|
|
Adulta
|
2. Na versão do professor entrevistado, Chapeuzinho foi à
casa da vovó levar:
|
Doces
|
|
Bolo
|
|
Frutas
|
|
Outro:
|
3. Segundo a versão contada pelo professor, o Lobo Mau:
|
Comeu a Vovó.
|
|
Engoliu a Vovó.
|
|
Devorou a Vovó.
|
|
Outro:
|
4. Em seguida, nessa versão, o Lobo:
|
Comeu a Chapeuzinho.
|
|
Engoliu a Chapeuzinho.
|
|
Devorou a Chapeuzinho.
|
|
Outro:
|
5. Na versão contada pelo professor, a Chapeuzinho
Vermelho e a Vovó:
|
Sobrevivem
|
|
Morrem
|
|
Apenas Chapeuzinho sobrevive.
|
|
Outro:
|
6. Na história contada pelo professor, quem aparece para
salvar a Chapeuzinho e a Vovó?
|
Um caçador
|
|
Um lenhador
|
|
Um camponês
|
|
Outro:
|
Aulas 7 e 8
Importante:
Prepare uma caixa de som amplificada, aquele cabo de áudio P10/P2, o notebook (ou netbook), o projetor multimídia, a extensão para as tomadas e a pipoca, claro. (Se a cozinheira da sua escola for gente boníssima e a diretora também, pode trazer o milho e pedir para prepararem na escola. Pode combinar com os alunos de "racharem" aquela coca-cola geladinha).
Como o filme é um pouco longo, converse com aquele(a) professor(a) camarada e faça uma permuta com ele(a), caso você tenha outro horário depois dessas aulas.
Lembre-se de assistir ao filme antes, em casa, e fazer anotações que considerar importante, para depois discutir com os alunos, ou sobre o enredo, ou personagens, ou alguma cena específica etc.
Antes de se despedir dos alunos, entregue as cópias impressas com as perguntas para as entrevistas.
Aulas 9 e 10
Que tal um cineminha?
Importante:
- Se você recebe um excelente salário (diferentemente da maioria dos professores), "compre agora mesmo" o DVD neste site: Saraiva (o filme até que não é caro, mas o frete é golpe baixo). Você pode optar pela versão digital.
- Porém, se você é "professor contratado", como dizemos, e recebe aquele gordo salário mínimo (você, meu querido, já tem a minha admiração. É um herói), baixe o filme neste link.
Prepare uma caixa de som amplificada, aquele cabo de áudio P10/P2, o notebook (ou netbook), o projetor multimídia, a extensão para as tomadas e a pipoca, claro. (Se a cozinheira da sua escola for gente boníssima e a diretora também, pode trazer o milho e pedir para prepararem na escola. Pode combinar com os alunos de "racharem" aquela coca-cola geladinha).
Como o filme é um pouco longo, converse com aquele(a) professor(a) camarada e faça uma permuta com ele(a), caso você tenha outro horário depois dessas aulas.
Lembre-se de assistir ao filme antes, em casa, e fazer anotações que considerar importante, para depois discutir com os alunos, ou sobre o enredo, ou personagens, ou alguma cena específica etc.
- Caso queira, o professor pode pular esta etapa, mas perderá um momento ímpar com os alunos.
- Se achar melhor, e os alunos tiverem o Tabblet Educacional, faça o download do filme e compartilhe com os alunos. Assim eles podem assistir ao filme em casa.
Antes de se despedir dos alunos, entregue as cópias impressas com as perguntas para as entrevistas.
Ilustração: Kleber Brito |
Aulas 9 e 10
Nestas aulas, o professor dará espaço para que os alunos compartilhem as experiências que tiveram com as entrevistas. Para tanto, cada grupo escolherá dois representantes para falarem sobre as impressões dessa experiência. Lembre-se que isso é apenas uma sugestão, pois nada impede que todos os membros do grupo façam suas considerações.
Ainda neste conjunto de aulas, se houver tempo, o professor apresentará uma proposta de produção de uma nova versão da história da Chapeuzinho Vermelho. Produza você mesmo, professor, uma nova versão antecipadamente e, neste momento, apresente aos alunos oralmente. Use a sua criatividade e busque temáticas mais diversas e inusitadas para estimular os alunos. Você pode sugerir:
- Que tal criarem uma história sobre uma menina que ganhou do pai um "sapatinho vermelho"? Ou uma "melissinha vermelha"?
Ou, mudando a perspectiva:
- Imaginem um garoto que é fã de hip-hop e anda com as calças baixas, quase caindo, deixando à mostra seu "cuecão vermelho". Que tal escreverem esta versão?
Mas cuidado para não privilegiar apenas as suas ideias, professor(a). Deixe que os alunos, a partir de suas sugestões, escolham os temas.
Depois que os grupos escolherem seus temas, anote-os para seu controle. Não esqueça de determinar um prazo para a produção e entrega do texto.
Como não serão muitos textos, leia-os, veja os problemas existentes, destaque-os e devolva aos alunos para reescrita.
Para facilitar o seu trabalho, peça para que eles entreguem o texto revisado e digitado em arquivo do Word via pendrive ou e-mail. (Isso ajudará muito na edição do e-book - mas isso é assunto para outro post)
- Ao término da aula, recolha as folhas com as questões da pesquisa respondidas, para posterior análise dos dados.
Até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário