Desenho: Tiago Gomes da Silva (Aluno do 1º ano B-2013)
Arte final: Kleber Brito
Tema trabalhado: Os Contos de Fadas e a intertextualidade
Disciplina(s) envolvida(s):
(X) Literatura
(X) Gramática
(X) Produção de Texto
Conceitos introduzidos:
- Conto de fadas
- Adaptação de narrativas para a TV e para o Cinema
- Teatro de Sombras
- Entonação e expressão vocal
- E-book
Conceitos recuperados:
- Conto
- Elementos da Narrativa
- Intertextualidade
- Cinema, Teatro e Televisão
- Variação Linguística
- Revisão e Reescrita textual
Valores reforçados:
- Ajuda mútua
- Trabalho em equipe
- Superação de limitações
- Compreensão do outro
Eixo(s) cognitivo(s) priorizado(s):
(X) Dominar linguagens
(X) Compreender fenômenos
(X) Enfrentar situações-problema
( ) Construir argumentação
( ) Elaborar propostas
Objetivos:
- Ler as versões do conto "Capuchinho Vermelho" dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault.
- Compreender as semelhanças e diferenças entre as versões.
- Analisar os elementos da narrativa dos contos.
- Assistir ao 1º episódio da 1ª temporada da série Grimm.
- Compreender as referências intertextuais presentes no episódio.
- Assistir a episódios de desenhos animados que apresentem relação intertextual com os contos em estudo.
- Compreender a intertextualidade como recurso amplamente utilizado na Arte, na Literatura, na TV e no Cinema.
- Produzir contos com base nos contos estudados, adaptando os elementos da narrativa a novos contextos.
- Reescrever os textos que apresentarem problemas de coesão e coerência.
- Apresentar as histórias produzidas utilizando o recurso do teatro de sombras.
- Produzir um e-book com os contos e disponibilizá-lo na internet.
- Produzir um livreto com os contos escritos. (Sujeito a aprovação e financiamento da Direção da escola e do Conselho Escolar).
Ilustração: Kleber Brito
Competências e habilidades desenvolvidas:
Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
Competência de área 4 – Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das interrelações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Competência de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.
H28 – Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
H29 – Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
Ilustração: Kleber Brito
Áreas e disciplinas em articulação interdisciplinar:
Outras disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
- Língua Inglesa
- Arte
Público Alvo:
- Alunos do 1º ano do ensino médio
Tempo necessário:
- 12 aulas
Nos próximos posts, traremos os procedimentos metodológicos, os recursos que utilizamos, os resultados e a avaliação, além de algumas fotos e os textos produzidos.
Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.
ResponderExcluir