Procedimentos Metodológicos
Ilustração: Kleber Brito |
Aulas 1 e 2
1. Imprimir cópias dos textos O Capuchinho Vermelho (Charles Perrault) e Capuchinho Vermelho (Irmãos Grimm), distribuí-las com os alunos e pedir para que leiam os textos.
(Caso queira, se os alunos tiverem o Tablet Educacional, o professor poderá compartilhar os textos via bluetooth).
2. Solicitar aos alunos que destaquem (oralmente) as principais diferenças entre as versões com relação a:
a. Descrição de Chapeuzinho.
b. Local em que mora a vovó.
c. Caminho que a menina percorreu.
d. Atitudes do Lobo.
e. Confronto entre o Lobo e a vovó e entre o Lobo e Chapeuzinho.
f. Desfecho das histórias.
Caso queira, o professor ainda poderá comparar:
I - A estrutura do texto.
II - Os diálogos.
3. Distribuir com os alunos a Atividade 1 para que transcrevam os trechos que apresentam as diferenças. (Lembrar os alunos de utilizarem as aspas ("...") na transcrição, seguido da indicação da página e da linha em que está o trecho: ex. (página 1, linha 8) ou (p.1, l.8).
ATIVIDADE 1:
Diferenças entre as versões dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault
Releia os contos e observe atentamente cada um dos elementos constituintes da narrativa. Procure identificar diferenças entre as versões e anote-as na tabela abaixo. Siga o modelo.
Versão
de Charles Perrault
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Versão
dos Irmãos Grimm
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“Era uma vez uma jovem aldeã...” (página 1, linha 1)
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“Era uma vez uma doce pequena...” (página1, linha 1)
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“aqui tens um pedaço de bolo e uma
garrafa de vinho para levares à tua avó” (página 1, linha 8)
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“leva-lhe uma bôla e este potinho de
manteiga” (página 1, linha 8)
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