segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sobre o prazer de ensinar: Leituras, Reflexões, Produção de E-book, Teatro de Sombras.

  Apresentação: Chapeuzinho Vermelho do Sertão

O trabalho com leitura e produção escrita não é simples, nem é fácil, se considerarmos o histórico destas práticas nas escolas públicas de nível fundamental de nossa cidade de Boqueirão e do Estado da Paraíba.

Mas isso não pode fazer com que o professor diminua sua vontade de desenvolver projetos que busquem modificar uma realidade avessa à leitura de obras literárias, que são consideradas, por muitos, textos sem função prática. Além disso, a escola hoje disputa com a internet e a telefonia móvel pela atenção dos alunos. E o professor, nessa luta desigual em que está inserido, deve procurar estratégias para despertar no aluno o interesse pela leitura de textos literários (aliando a esse trabalho as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC); além de utilizar-se de outros recursos que fomentem a criatividade nas diversas ações que compõem a prática pedagógica, como a produção textual e a produção de obras artísticas, a exemplo do teatro de sombras.

Foi na contramão da pedagogia do “faz de conta”, tão impregnada na escola pública brasileira, que propusemos um conjunto de atividades que envolveram: assistir ao primeiro episódio da primeira temporada da série de TV Grimm; ler e analisar os elementos da narrativa nos contos “Capuchinho Vermelho” nas versões dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault; pesquisar sobre qual a versão dos contos estudados que os professores do turno matutino da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, doravante EEEFMCJBR, conhecem; produzir versões do(s) conto(s) abordado(s), adaptando-os a novos contextos; além de apresentar as histórias produzidas utilizando o Teatro de Sombras e, por fim, a edição de um livreto/ebook.

Ao longo destes 15 anos em que leciono na EEEFMCJBR, encontramos muitas dificuldades para incentivar a prática da leitura e da produção textual, porém não posso negar que, após atividades como as que foram anteriormente descritas, reencontro o prazer de ensinar e de aprender junto com os alunos. Assim, diante do empenho dos alunos do 1º ano B – 2013, não nos restou outra alternativa senão enfrentar a escassez de recursos, de motivação e de apoio, dentre outros fatores.

Espero que, com o apoio dos gestores escolares e dos demais profissionais da educação lotados naquela instituição, possamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à formação de bons leitores e melhores cidadãos, desenvolvendo mais projetos de incentivo à leitura e à produção de textos.

Apresentação: A levada Capuchinho

Alunos assistindo às apresentações.

Alunos que apresentaram versões da Chapeuzinho Vermelho
utilizando o Teatro de sombras. Dia 02/12/2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário