LUA
- Paulinho da
Viola
Louca
Traçou de novo as curvas do caminho
Lançando fora as pedras de um destino
Que sempre carregou sem reclamar
Traçou de novo as curvas do caminho
Lançando fora as pedras de um destino
Que sempre carregou sem reclamar
Livre
Abriu-se toda em todas as mudanças
Deixou voar inúmeras lembranças
Dizendo estar feliz de tanto amar
Abriu-se toda em todas as mudanças
Deixou voar inúmeras lembranças
Dizendo estar feliz de tanto amar
Dizia
Que se chamava Lua e era fria
Que loucos e poetas sempre vinham
Beber em sua luz suas manias
Nunca nenhum tocou seu manto de amargura
Nem pode perceber como era pura
Imenso mar que se julgava Lua
Que se chamava Lua e era fria
Que loucos e poetas sempre vinham
Beber em sua luz suas manias
Nunca nenhum tocou seu manto de amargura
Nem pode perceber como era pura
Imenso mar que se julgava Lua
ISMÁLIA
- Alphonsus de Guimaraens
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
1. Sintetize
o conteúdo dos dois textos.
2. Tanto
o texto 1 quanto o texto 2 fazem referência à LUA.
a. Em
que se aproximam?
b. Em
que se diferem?
3. O
que representam as “curvas do caminho” e as “pedras de um destino”?
4. No
início da canção LUA, o eu lírico introduz a palavra “Louca”, diz o que essa
“louca” fez e o que “Dizia”. Em que momento essa suposta “loucura” é revelada?
5. Leia
novamente o texto 1 e procure marcas que denunciem sobre quem o eu lírico está
falando.
6. Qual o tema do poema ISMÁLIA?
a. A
loucura e a morte
b. A
solidão e o isolamento
c. O
amor e a salvação
d. A
natureza e a beleza
7. Chamamos
de antítese a figura de linguagem que consiste no emprego de termos com
sentidos opostos. Qual das alternativas a seguir apresenta uma antítese?
a. “Quando
Ismália enlouqueceu, / Pôs-se na torre a sonhar...”
b. “
Estava perto do céu, / Estava longe do mar...”
c. “E como um anjo pendeu / As asas para
voar...”
d. “As
asas que Deus lhe deu / Ruflaram de par em par...”
8. De
acordo com alguns versos do poema, Ismália queria subir ao céu e descer ao mar.
Esse desejo de Ismália representa:
a. uma
postura contraditória
b. uma
postura racional
c. uma
postura religiosa
d. uma
postura romântica
9. O
Simbolismo, por ser um movimento antilógico e antirracional, valoriza os
aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana. São palavras
que compravam essa característica simbolista no texto, EXCETO:
a. enlouqueceu
b. sonhar
c. cantar
d. desvario
10. De
que forma Ismália conseguiu realizar seu sonho?
a. sonhando
b. suicidando-se
c. banhando-se
d. cantando
Nenhum comentário:
Postar um comentário