domingo, 2 de junho de 2013

ISMÁLIA E A LUA - EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS


Louca
Traçou de novo as curvas do caminho
Lançando fora as pedras de um destino
Que sempre carregou sem reclamar

Livre
Abriu-se toda em todas as mudanças
Deixou voar inúmeras lembranças
Dizendo estar feliz de tanto amar

Dizia
Que se chamava Lua e era fria
Que loucos e poetas sempre vinham
Beber em sua luz suas manias
Nunca nenhum tocou seu manto de amargura
Nem pode perceber como era pura
Imenso mar que se julgava Lua

ISMÁLIA - Alphonsus de Guimaraens

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…

E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…

1.     Sintetize o conteúdo dos dois textos.

2.     Tanto o texto 1 quanto o texto 2 fazem referência à LUA.
a.     Em que se aproximam?
b.     Em que se diferem?

3.     O que representam as “curvas do caminho” e as “pedras de um destino”?

4.     No início da canção LUA, o eu lírico introduz a palavra “Louca”, diz o que essa “louca” fez e o que “Dizia”. Em que momento essa suposta “loucura” é revelada?

5.     Leia novamente o texto 1 e procure marcas que denunciem sobre quem o eu lírico está falando.

6.      Qual o tema do poema ISMÁLIA?
a.     A loucura e a morte
b.     A solidão e o isolamento
c.     O amor e a salvação
d.     A natureza e a beleza

7.     Chamamos de antítese a figura de linguagem que consiste no emprego de termos com sentidos opostos. Qual das alternativas a seguir apresenta uma antítese?

a.     “Quando Ismália enlouqueceu, / Pôs-se na torre a sonhar...”
b.     “ Estava perto do céu, / Estava longe do mar...”
c.      “E como um anjo pendeu / As asas para voar...”
d.     “As asas que Deus lhe deu / Ruflaram de par em par...”

8.     De acordo com alguns versos do poema, Ismália queria subir ao céu e descer ao mar. Esse desejo de Ismália representa:
a.     uma postura contraditória
b.     uma postura racional
c.     uma postura religiosa
d.     uma postura romântica

9.     O Simbolismo, por ser um movimento antilógico e antirracional, valoriza os aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana. São palavras que compravam essa característica simbolista no texto, EXCETO:
a.     enlouqueceu
b.     sonhar
c.     cantar 
d.     desvario

10.  De que forma Ismália conseguiu realizar seu sonho?
a.     sonhando
b.     suicidando-se 
c.     banhando-se

d.     cantando

Nenhum comentário:

Postar um comentário