quarta-feira, 13 de março de 2013

Gênero Textual: tirinha




A tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação passatempos. O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Um dos pioneiros na criação da tira foi o americano Bud Fisher, autor da tira Mutt e Jeff:

Tirinha Mutt e Jeff.

A princípio, as tiras tinham uma diagramação padrão de 30 cm de largura por 10 cm de altura. Porém, com o tempo, muitos desenhistas ousaram bastante e produziram tiras muito criativas com diagramação diversificada. É comum encontrarmos tiras na vertical, bem como com um número de quadros superior a seis (6), ou mesmo desalinhadas. No entanto, o mercado americano é tão formal que, caso um desenhista brasileiro fosse convidado a publicar suas tiras em um jornal, ele teria que limitar-se ao padrão clássico exigido por esse periódico.

Tirinha na vertical.
Alinhamento diferenciado.
       


Tirinha com 15 quadros.
No Brasil, um dos pioneiros na criação e publicação de tiras foi Maurício de Sousa, que começou publicando a tira do cãozinho Bidu, no fim da década de 1950, no jornal Folha de São Paulo. Maurício de Sousa criou uma série de outros personagens que ficaram famosíssimos, como a Mônica, o Cascão, o Cebolinha, dentre outros, e que ganharam, posteriormente, suas próprias revistas de histórias em quadrinhos.

Tirinha do cãozinho Bidu.

Tirinha do Chico Bento.
Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.

Darwin e Deus Tirinha do site Um Sábado Qualquer
Tirinha da Mafalda

Tirinha do Bode Orelana.
Tirinha com conotação erótica.


É comum as tiras centrarem-se em um personagem principal, que estabelece relação com outros personagens "menores", e que representa uma época remota, um país, um esteriótipo de alguma cultura etc.


Tirinha do Hagar.

Tirinha do Calvin.
Tirinha da Mafalda.

Tirinha do Recruta Zero.

A tirinha tem seu espaço garantido nos jornais, em revistas, nos livros didáticos e atualmente tem alcançado grande destaque nas chamadas Redes Sociais, além de blogs especializados neste gênero. É objeto de estudo nos cursos de graduação e pós-graduação, não sendo difícil encontrarmos artigos e outras publicações destinados à utilização deste gênero textual na sala de aula em diversas áreas do conhecimento.

Seguem alguns links para pesquisa, além de mais algumas tirinhas.

Artigos: 


Mais tirinhas:















quarta-feira, 6 de março de 2013

Caminho Estreito - RPG Cristão

Baixei, joguei e gostei muito. 
É divertido e embasado na Bíblia. Muitos versículos como referência. Jogabilidade ótima para um RPG com  as características de Caminho Estreito.

Vale a pena baixar este jogo.

Acesse: Internautas Cristãos