Aluno do 1º ano médio pesquisando pelo celular.
Plano de Aula
Objetivos
*
Compreender a perspectiva da linguagem como
instrumento de comunicação, estruturada em torno de elementos e tendendo a
diferentes funções.
*
Compreender a história e a evolução da
tecnologia aplicada à comunicação, principalmente no que se refere ao aparelho
celular.
*
Reconhecer a diversidade de recursos
comunicacionais disponíveis em um aparelho celular.
*
Compreender o sentido geral do SMS.
*
Identificar procedimentos linguísticos de construção da mensagem de texto.
*
Apropriar-se do conceito de elementos da
comunicação.
*
Apropriar-se do conceito de funções da
linguagem.
*
Reconhecer os elementos da comunicação e funções
da linguagem no gênero textual SMS (mensagem de texto).
*
Compreender as especificidades da situação de
produção de um SMS, sobretudo a interação, a expressividade e a restrição de
tempo.
*
Entender a lógica da abreviação de palavras na
produção de um SMS.
Conteúdos
*
Tecnologias da informação
*
Gênero textual: SMS.
*
Elementos da Comunicação.
*
Funções da Linguagem
*
Abreviação vocabular, sigla, redução de
palavras.
Tempo estimado
* 8
aulas
Materiais
necessários
*
Textos impressos.
*
Apresentação de Power Point sobre a evolução dos
aparelhos celulares.
*
Vídeo sobre a evolução das telecomunicações e do
aparelho celular.
*
Aparelhos celulares antigos de diversos modelos.
*
Netbook e projetor multimídia.
*
Acesso à internet.
*
Aparelhos celulares (dos alunos)
Introdução
Sabemos que é o uso dos aparelhos celulares é, segundo muitos
professores, um problema recorrente em sala de aula. Alguns afirmam que o
aparelho distrai o aluno, desviando-o do principal foco da escola: a
aprendizagem. Verdade é que mesmo antes da popularização dos aparelhos
celulares ou mesmo de sua criação, a distração era um dos principais motivos
apontados pelos professores como causadora do baixo desempenho dos alunos.
O aparelho celular se popularizou na última década, bem como houve uma
redução considerável no valor de muitos aparelhos que chegam, inclusive, a sair
de graça para o consumidor que adere a um plano específico de uma das tantas
empresas de telefonia móvel presentes hoje no Brasil.
Outro dado importante reside no fato de os celulares evoluírem tanto a
ponto de deixaram de ser apenas um aparelho telefônico e se tornarem
filmadoras, calculadoras, editores de imagens, tocadores de música, players de
vídeo, vídeo game, pequenos computadores em que se pode instalar e utilizar
aplicativos dos mais diversos e, além de tudo isso, editam e transmitem mensagens
de texto, as chamadas SMS.
Neste plano de aula, procuraremos desenvolver atividades que contemplem
desde o estudo da história e evolução das comunicações, dos aparelhos
celulares, à leitura e produção de mensagens de texto, que simulem as diversas situações
de produção.
Atividades
Aulas 1 e 2
Inicie a aula perguntando quais alunos têm e se estão portando o aparelho
celular. Em seguida, pedir para que eles descrevam quais as características dos
celulares e o que o aparelho representa para eles.
Logo após a apresentação dos alunos, solicite aos alunos que eles
disponham em uma mesinha ou birô os aparelhos celulares, que observem os
formatos, tamanho e outras características que possam não ter sido
apresentadas.
Passe o vídeo sobre a “Evolução dos aparelhos celulares” e, após a apresentação,
discuta com os alunos que aspectos foram, para eles, mais relevantes nas
transformações pelas quais os celulares passaram.
Solicite aos alunos que escrevam, no caderno, o que consideraram mais
relevante nessa exposição inicial sobre a evolução da telefonia móvel.
Aulas 3 e 4
Mostre aos alunos modelos de cartas, bilhetes, e-mails e SMS, e peça para
que leiam e procurem destacar suas características.
Apresente slides sobre a comunicação escrita e os elementos constituintes
da comunicação.
Solicite aos alunos que identifiquem, nos textos, os elementos
constituintes da comunicação.
Leia com os alunos, no Livro Didático, o capítulo correspondente às Funções
da Linguagem, para levá-los a compreender quais elementos estão recebendo maior
ênfase nos textos lidos anteriormente.
Aulas 5 e 6
Solicite aos alunos que produzam uma lista com o número do telefone
celular dos alunos e do professor.
Envie mensagem de texto para os alunos, para que eles identifiquem as abreviações
e compreendam o conteúdo da mensagem, os elementos da comunicação, as funções
da linguagem.
Peça aos alunos que enviem torpedos com um comentário sobre a aula para o
celular do professor.
Aulas 7 e 8
Peça que os alunos leiam os torpedos recebidos e respondam-nos;
Promova uma discussão sobre a simplicidade e a velocidade com que a
mensagem foi transmitida.
Solicite que os alunos destaquem as características da mensagem produzida
e enviada.
Peça, por fim, aos alunos que compartilhem o que aprenderam durante as
aulas.
Avaliação
As avaliações ocorrerão
basicamente em dois momentos: (1) durante a correção das atividades realizadas
pelo aluno em seu caderno e (2) durante as produções de textos orais e
escritos. Nesse sentido, aferiremos em que medida os alunos estão alcançando um
melhor desenvolvimento no que se refere aos conteúdos: (a) procedimentais (leitura, escrita, estratégias de pesquisa e
estudo); (b) conceituais (o que ele
deve saber sobre os conceitos propriamente ditos); (c) atitudinais (capacidade de trabalhar em grupo, respeito às ideias
dos outros, saber ouvir, aceitar críticas etc.).
MATERIAL DE APOIO
SMS: o que é e como funciona?
Evolução do Celular
Nenhum comentário:
Postar um comentário