FICHA DE TRABALHO DOCENTE
Área do conhecimento:
Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias
Tema a ser trabalhado:
História
em Quadrinhos
Objetivos:
· Ler
e compreender uma história em quadrinhos.
· Compreender
a sequência narrativa pelo contexto do texto.
· Entender
o que é uma HQ e perceber suas características.
· Conceituar
e identificar Frase.
· Reconhecer
no texto: Frase, oração, período.
· Entender
os tipos de balões e as sequências de diálogos.
· Ampliar
os saberes que os alunos já possuem sobre a temática.
· Estimular
a criatividade e produzir uma HQ com linguagem verbal e visual.
Disciplina(s)
envolvida(s): ( ) Literatura
(X) Gramática (X) Produção de
Texto
Conceitos que devem ser
introduzidos:
Sequência
Narrativa, Discurso Direto, Linguagem Verbal e Linguagem Não Verbal, Balões de
Expressão, Linguagem Conotativa (sentido figurado).
Conceitos que devem ser
recuperados:
História
em Quadrinhos, Frases, orações, períodos, Ortografia, Pontuação, Lendas.
Fundamentação
teórico-metodológica, com referências de apoio:
Os
textos abordados serão analisados como resultado final de um processo que conta
com a participação de diferentes agentes: o autor, o público, o contexto e os
meios de circulação.
Referências
Bibliográficas
BOSI,
Alfredo (Org.). Cultura Brasileira: temas
e situações. São Paulo: Ática, 1987.
CIRNE,
Moacy. A explosão criativa dos quadrinhos. Petrópolis: Vozes, 1970.
EGUTI,
Claricia Akemi. A Representatividade da oralidade nas Histórias em Quadrinhos.
2011 (Dissertação Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas. USP, São Paulo, 2001.
EISNER,
Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KOCH,
Ingedore Villaça. Ler e Compreender: os
sentidos do texto. São Paulo: contexto, 2006.
Eixo(s) cognitivo(s)
priorizado(s):
(X) Dominar linguagens
(X) Compreender fenômenos
(X) Enfrentar
situações-problema
( ) Construir argumentação
( ) Elaborar propostas
Competências e habilidades
que devem ser desenvolvidas:
H1 – Identificar as diferentes
linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos
sistemas de comunicação.
H12 – Reconhecer diferentes
funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 – Analisar as diversas
produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de
beleza e preconceitos.
H14 – Reconhecer o valor da
diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas
manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
H17 – Reconhecer a presença de
valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário
nacional.
H18 – Identificar os elementos
que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de
textos de diferentes gêneros e tipos.
H21 – Reconhecer, em textos de
diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade
de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H25 – Identificar, em textos de
diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades
linguísticas sociais, regionais e de registro.
H27 – Reconhecer os usos da
norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Áreas e disciplinas em
articulação interdisciplinar:
Matemática e
suas Tecnologias.
Matemática.
Ciências da
Natureza e suas Tecnologias.
Ciências
Humanas e suas Tecnologias.
Outras
disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Arte.
Conceitos e informações que
serão trabalhados na articulação interdisciplinar:
Formas
geométricas, ângulo, desenho à mão livre.
Estratégias a serem
exploradas e recursos necessários a sua execução:
Estratégias
· Atrair
a atenção dos alunos com desenhos de personagens de histórias em quadrinhos
mais populares no Brasil.
· Provocar
a curiosidade dos alunos para descobrirem a origem dos heróis das histórias em
quadrinhos e para lerem revistas de HQs.
· Levar
para a sala de aula revistas de histórias em quadrinhos.
· Pedir
para que os alunos reorganizem uma história em quadrinhos que foi segmentada e
recortada em tiras.
· Identificar
fatores chaves durante a releitura dos textos.
Recursos necessários:
·
Cópias
dos textos.
·
Folhas
de papel A4.
·
Revistas
de Histórias em Quadrinhos.
·
Lápis
hidrocor.
·
Lápis
de cor.
·
Réguas.
Procedimentos de avaliação:
· Observar
o desempenho dos alunos na execução de atividades voltadas ao reconhecimento
dos gêneros textuais em estudo e suas características.
· Verificar
se os alunos conseguem ler com dicção adequada e se compreendem o que leem.
· Atentar
para o interesse e desempenho dos alunos na resolução das atividades propostas.
· Acompanhar
os procedimentos aplicados pelos alunos na resolução das atividades propostas.
· Verificar
se os alunos conseguem se valer de conceitos trabalhados em sala de aula ou de
outras disciplinas para interpretarem os textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário